INSS pode bloquear pagamento de 1,33 milhão de aposentados

Cerca de 1,33 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não revalidaram suas senhas nos últimos 12 meses, podem ter seus pagamentos bloqueados a partir desse mês. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). O bloqueio faz parte da medida provisória 871, assinada em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro.

Não é necessário que o beneficiário vá antecipadamente a uma agência bancária para liberar o pagamento. Aqueles que estiverem com os pagamentos bloqueados poderão realizar o desbloqueio no mesmo dia previsto para o depósito do dinheiro na conta. “A liberação é feita na hora, após a realização da prova devida”, disse Walter de Faria, diretor-adjunto de operações da representante dos bancos.

Em comunicado, a Febraban afirmou que a medida provisória 871, em vigor desde 18 de janeiro, estabeleceu novas normas para bloqueio dos pagamentos a aposentados e pensionistas que não fizerem o processo de conferência e validação dos dados pessoais, conhecido como prova de vida.

Para atender às novas exigências, as suspensões de pagamentos atingirão todos os casos pendentes. Antes, as suspensões eram realizadas conforme uma agenda definida com base no número do benefício.       

Previdência Social