INSS permite acréscimo de 25% em benefícios de aposentadoria por incapacidade permanente; entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza, em casos de aposentadoria por incapacidade permanente (antes conhecida como aposentadoria por invalidez), um acréscimo de 25% no valor do benefício, destinado a custear eventuais despesas ligadas a cuidados por terceiros no cotidiano do segurado.

“Esse é um benefício que pode ser solicitado a qualquer tempo, desde que o segurado esteja aposentado por incapacidade permanente. Ao requerer, deve-se anexar ao pedido toda a documentação que comprove a dependência de ajuda de terceiros. Isso vale também para os casos em que o segurado se encontra acamado e impossibilitado de se locomover”, afirmou a autarquia. Os documentos em questão são analisados pela Perícia Médica Federal, que avalia a possibilidade de perícia domiciliar ou hospitalar.

Os valores são pagos retroativamente, quando a perícia comprova que a ajuda é devida no início do benefício de aposentadoria por incapacidade permanente. A solicitação pode ser feita na Central 135 e no site ou aplicativo “Meu INSS”.

 

Previdência Social