INSS lista medidas de combate a fraudes cibernéticas

Por meio de nota, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) listou algumas das ações que a autarquia tomou em relação a atividades fraudulentas na internet.

Dentre os golpes mais comuns, estão o phising (envio de e-mail ou mensagens falsas aos beneficiários se passando pelo INSS); roubo de identidade; apresentação de documentos falsos ou adulterados e inserção de dados falsos nos sistemas; titular ficto (forjar documentos de registro civil para obtenção de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas idosas), entre outros.

“Para combater essas ameaças, o INSS tem adotado medidas proativas, como o bloqueio de créditos e a suspensão de benefícios suspeitos, além de representar às autoridades competentes para investigação e punição dos criminosos envolvidos. Além disso, utiliza a validação em duas etapas no aplicativo “Meu INSS”, que visa garantir maior segurança nas transações”, explica a autarquia.

O INSS também destacou o trabalho da Coordenação-Geral de Monitoramento e Cobrança Administrativa de Benefícios (CGMOB), bem como a utilização de inteligência artificial (IA) para análise de dados de benefícios.

“Essas soluções possibilitam a identificação precoce de atividades fraudulentas, reduzindo o número de falsos positivos e direcionando recursos operacionais de forma mais eficaz”, acrescentou.

Previdência Social