INSS e Dataprev desenvolvem sistema para concessão de pensão por morte

Projeto foi feito em parceria com Dataprev e com Enap

Com a chegada da pandemia de Covid-19, houve uma explosão nos pedidos de pensão por morte e auxílio-doença. A média era de 450 mil pedidos, depois da pandemia esse número subiu para 800 mil processos por mês. Diante disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) devem lançar neste ano, um sistema para agilizar a análise de pedidos de pensão por morte.

O projeto prevê uma solução que facilitará o preenchimento dos requerimentos, a apresentação de documentos e a identificação de pendências. O sistema terá formas de auxílio às pessoas que forem solicitar o benefício, como o aproveitamento de documentos já reconhecidos em bases utilizadas pelo INSS e pelo governo federal.

A pessoa que for entrar com o requerimento do pedido de concessão por morte será direcionada para ir fornecendo as informações necessárias. Uma tecnologia de inteligência artificial fará o reconhecimento dos documentos, indicando se eles atendem ou não ao padrão exigido. Caso o cidadão cumpra com todas as obrigações, já poderá sair com o benefício concedido.

Ainda não há previsão de quando o sistema estará disponível, mas a expectativa dos responsáveis pelo projeto é que ele esteja finalizado ainda neste ano.

*Fonte: Agência Brasil e Enap

Previdência Social