INSS Digital reduz pela metade prazo de despacho de benefícios

Uma reportagem do jornal Paraíba Online destaca que no bairro Monte Santo em Campina Grande (PB) está em funcionamento a terceira agência da Previdência Social Digital. Segundo a reportagem na agência, é possível realizar a concessão de quatro benefícios: auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade e aposentadoria por idade e tempo de contribuição.

O objetivo da Agência Digital é dar celeridade aos requerimentos, diminuir o tempo de concessão dos benefícios e modernizar o sistema.

De acordo com informações de servidores da agência Digital do INSS em Campina Grande, o tempo que de despacho dos benefícios realizados pela internet, reduziu pela metade.

– No modelo presencial atual, se formos somar o tempo em que o cidadão leva da data do agendamento do atendimento, a análise desse benefício dentro da agência, até ser efetivamente concedido, se estima que ele leve até 60 dias para ter uma resposta do requerimento. Já no modelo digital, temos um prazo de até 45 dias para despachar o benefício, mas atualmente já estamos em uma situação em que nenhum benefício ficou sem ser despachado em até 30 dias, sendo que a média ainda é inferior a isso. Quando a documentação que chega já é completa, o benefício já é despachado muitas vezes em uma semana.

 

Previdência Social