INSS comemora 26 anos

Durante o evento servidores do órgão realizaram um debate sobre a MP nº 726/2016
Byanca Guariz

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comemora hoje 26 anos. E para celebrar essa data, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps) promoveu um evento na sede do instituto, junto com outras entidades. O encontro teve início às 9h30 (e se prolongou até as 11h30).

A solenidade de aniversário foi aberta com discursos e logo após os servidores do órgão, da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste e da Gerência Executiva do Distrito Federal, cantaram os parabéns e participaram de um grande café da manhã. Ao lado de fora do prédio, faixas e um carro de som acompanharam a programação.

Descontentes com as mudanças na estrutura do Executivo, os servidores aproveitaram o momento de comemoração para debater e mostrar a insatisfação com as medidas adotadas pela Medida Provisória nº 726/2016 (que extingue extingui o Ministério e leva o INSS para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário).

“A Previdência Social é reconhecida como uma das mais completas do mundo, mais não é por dádiva, e sim por conquista. Essa conquista precisa ser garantida a todos os trabalhadores desse país”, disse o ex-diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes Filho, ressaltando a importância da autarquia para a população brasileira, já que o INSS é o responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, e outros benefícios previstos em lei.

Ex-integrante da direção do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev), João Torquato, sugere que as entidades precisam se unir em prol da Previdência Social. “Entendemos que é fundamental que as entidades estejam unidas para acabar com o desmonte da Previdência. As entidades nacionais, as entidades locais, que são responsáveis por estar à frente e organizar todo o processo, que possam atender de forma contundente para acabar com essa Medida Provisória”.

Ainda na confraternização, os organizadores comunicaram que haverá uma caminhada até o Congresso Nacional no próximo dia 06 de junho. A concentração será em frente à Catedral de Brasília.

 

Previdência Social