INSS aprimora serviços e facilita a prestação de serviços ao cidadão

 Aperfeiçoamento dos serviços é realizado em conjunto com a Dataprev 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atua juntamente com a Dataprev para automatizar e modernizar a prestação de serviços. Na quarta-feira (10), o painel “Atuação da Dataprev no Reconhecimento automático de Direitos do INSS”, com o diretor de Relacionamento e Negócio da Dataprev, Alan do Nascimento Santos, apresentou as ações voltadas para facilitar e agilizar o atendimento ao público. O evento faz parte da Semana de Inovação 2021. 

Atualmente, o INSS chega a uma grande parcela da sociedade, principalmente por meios eletrônicos. São mais de 90 opções de serviços remotos disponibilizados pela autarquia.

Fluxos automatizados

Segundo a Dataprev, serviços como aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, salário maternidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para idoso e pessoa com deficiência, já possuem fluxos automatizados, que garantem um atendimento mais ágil e facilitado.

Entre os próximos processos a serem automatizados estão: indeferimentos, pensão por morte, segurado especial (produtores rurais, agricultores e profissões que não são de natureza urbana), decisões judiciais e análises de recursos administrativos. 

*Com informações, Gov.br 

 

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