INSS alerta para a necessidade de contratar

Em dezembro do ano passado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou vagas ao Ministério do Planejamento para aumentar o seu efetivo, porém o pedido não foi atendido. Nesta segunda-feira (14) a autarquia emitiu uma nota técnica informando e alertando novamente sobre a necessidade de contratação de pessoal. O INSS enfrenta uma carência de 16 mil servidores em todo país.

A falta de servidores tem prejudicado de forma direta os segurados todos os dias nas agências. Os atendimentos geralmente são marcados para quatro ou até seis meses depois do agendamento, incluindo também neste processo filas longas e intermináveis nos postos de atendimento da Previdência Social.  

Déficit de servidores

Ciente da falta de servidores, o INSS fez uma nota técnica com o intuito de alertar o Ministério do Planejamento sobre a necessidade de contratação de pessoal. No documento, a autarquia chama a atenção sobre o déficit de servidores e pede novamente a contratação de 16.548 funcionários. Desse total, 13.904 devem ser chamados por meio da abertura de concurso público, agora em 2018. Os outros 2.644 são os convocados da última seleção, promovida em 2015, e que tem validade até agosto deste ano.

De acordo com os dados da nota técnica quase cinco mil servidores já estão em condições de se aposentar no INSS, sendo 4.600 técnicos. E aponta ainda que em todo país existem 1.613 postos. Destes, 321 têm de 50% a 100% do quadro de pessoal em condições de pedir aposentadoria.

Em 2015 o INSS emitiu uma nota técnica mostrando a situação alarmante dos servidores da autarquia nos cargos de técnicos, analistas e peritos. Naquele período o órgão já estava sofrendo com o déficit de pessoal por motivos de aposentadoria, exoneração, demissão e óbito. De acordo com dados do órgão, a escassez de pessoal naquele ano foi de 8.306 servidores. Entretanto, no final de 2015, um edital de concurso para INSS foi lançado com uma oferta de 950 vagas, mas somente no ano de 2016 o concurso foi homologado.

 

Previdência Social