INSS afastou mais 93,8 mil em 2016

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2016, foram concedidos 93,8 mil benefícios, um total de 3,5 % de todos os auxílios-doença e aposentadorias autorizadas no Brasil.

O diretor de relações internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anmat), João Silvestre Silva Junior, explica que, apesar de os casos de transtornos mentais terem crescido quantitativamente no Brasil, as políticas de prevenção são praticamente inexistentes e também não há ações para reintegração dos funcionários adoecidos.

“Para conseguir fazer o diagnóstico precoce e encaminhar a pessoa o mais rápido possível para o tratamento, três passos são essenciais. Primeiro, as empresas tinham que mapear o risco; depois, atuar na prevenção. E terceiro, para quem já foi afastado, tinha que implantar um processo de reintegração profissional. Tem que considerar todo o contexto, desde o medicamento que ele vai precisar tomar até questões de relacionamento no local de trabalho que poderiam trazer piora ao quadro. Mas, infelizmente, isso não acontece”, afirma Junior.

Previdência Social