INSS adota medidas para acabar com atraso em pedidos de aposentadorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) planeja acabar com o atraso na análise de pedidos de aposentadorias e benefícios, como auxílio-doença. A ideia é colocar em prática as medidas até o fim de agosto, com a promessa de limpar o estoque de processos atrasados até o fim do ano.

Para isso o INSS passará a controlar a produtividade dos servidores, com uma meta de cem processos por mês. Quem alcançar esse objetivo não terá mais o ponto de presença controlado. E quem superar esse patamar receberá uma bonificação. Atualmente, apenas 3,5% dos funcionários atingem essa meta.

Atualmente, quase 1,3 milhão de pedidos de aposentadorias e benefícios estão à espera de avaliação de técnicos e com prazo vencido, que não foram respondidos após 45 dias. Peritos e funcionários do instituto conseguem analisar mais de 900 mil processos por mês. No entanto, há ainda o estoque de processo já atrasados. Por isso, o plano é zerar esses atrasos para que, a partir do próximo ano, todos os pedidos possam ser respondidos dentro do prazo de 45 dias.

 

Previdência Social