Impactos da reforma da Previdência para os idosos é tema de debate

Em seminário promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados, especialistas debateram os impactos da reforma da Previdência na população mais velha.

A convite da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), estavam presentes para debater sobre o tema, o autor do projeto que deu origem ao Estatuto do Idoso, senador Paulo Paim; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares (Contag), Aristides Veras dos Santos; e o presidente da Confederação Brasileira de Aposentadoria e Pensionistas (Copab), Warley Golçalves.

Paulo Paim foi o primeiro a dar voz sobre o assunto e afirmou que a capitalização é o fim da Previdência. “É o fim o pacto social e político. Trinta países do mundo que adotaram esse modelo de capitalização quebraram”, critica. “Eu ainda procuro uma coisa boa nessa reforma. Atualmente eu não achei nenhuma”, finaliza.

O Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio, também falou sobre a proposta. “O efeito dessa reforma atingiria toda a população. Hoje o diagnóstico presente indica que 10 milhões de pessoas não tem e não teriam proteção previdenciária”, aponta Clemente sobre uma reforma ter que ser feita para todos os brasileiros, de forma positiva, criando uma proteção universal a todos os brasileiros que chegassem aos 60 anos. “Um projeto como esse não terá outro objetivo, que não seja aumentar a população excluída da proteção da seguridade e previdenciária”, finaliza.

O Presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP), Floriano Martins de Sá Neto, acredita que a PEC deve ser devolvida. “Nós não somos contra a reforma da previdência, somos a favor de reformas para melhorar, aperfeiçoar”, disse o presidente. “Devia ser aberto um grande debate, aquele que os governos não fazem com a sociedade, como esse atual”, completa.

 

Previdência Social