Idosos e pessoas com deficiência devem se inscrever no CadÚnico

A quatro meses do fim do prazo para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal cerca de 142.255 (38% dos idosos e pessoas com deficiência do Estado do Rio de Janeiro) ainda não realizaram o cadastro, o que pode ser um problema lá na frente. O recadastramento é obrigatório e quem não o fizer corre o risco de ficar sem o benefício.

O prazo termina no fim de dezembro. Em todo o Brasil, dos 2.912.317 de beneficiários, 1.665.258 também não fizeram o cadastro, 38% do total. O BPC assegura um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção. 

Para se inscrever, os dependentes do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria de assistência social do município portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), registro geral (RG) e comprovante de residência.

O cadastro deve ser feito, preferencialmente, no mês de aniversário do beneficiário. Mas, caso a data do aniversário já tenha passado a família deve buscar o cadastramento o mais rapidamente possível.

 

Previdência Social