Grupo Especial de Fiscalização Móvel lança novo sistema de denúncias

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho apresenta uma nova plataforma para o recebimento de denúncias: o Sistema Ipê. A nova plataforma traz mais agilidade na comunicação da sociedade com a fiscalização e foi criado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Sistema Ipê conduzirá o usuário ao preenchimento de um formulário com diversas perguntas sobre a situação a ser denunciada, de forma que esta informação possa ser adequadamente tratada posteriormente.

Com 25 anos de atuação, o grupo não para de atuar. Mesmo com a pandemia de Covid-19, ocorreram 29 fiscalizações, em oito unidades da federação, resultando no resgate de 104 trabalhadores.

No mesmo período do ano passado, foram 21 fiscalizações e 23 pessoas resgatadas. Os dados consolidados e detalhados das ações concluídas de combate ao trabalho escravo, desde 1995, estão no Radar do Trabalho Escravo da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), no endereço: https://sit.trabalho.gov.br/radar.

*Informações, Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia

Previdência Social