Grupo de Trabalho discute reestruturação do Plano de Carreira dos Técnicos em Administração Educacional

Por meio do recém-criado Grupo de Trabalho (GT) para tratar da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) discutiram como avançar no tema.

O PCCTAE conta com um vasto quadro de servidores que estão alocados nos institutos federais técnicos e tecnológicos, além de universidades federais espalhadas pelo país. No entanto, desde sua criação em 2005, o plano não passou por atualizações.

“Uma das principais características do PCCTAE é que ele envolve muitos cargos, sendo alguns já obsoletos, devido às inovações tecnológicas e organizacionais. Diante disso, o Governo Federal entendeu a necessidade de promover uma atualização do PCCTAE, pois se passaram quase 20 anos desde a sua criação, sem que fossem feitas atualizações”, afirma o MGI, em nota.

A secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos, relembra a importância de reestruturar a carreira da categoria em meio à criação de 100 novos institutos federais técnicos e tecnológicos, conforme anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, o que exigirá a contratação de servidores desta carreira.

“Percebemos que o diálogo entre o governo e os servidores, por meio de suas entidades, é a melhor forma de resolver os problemas existentes. Nossa ideia é promover uma mudança que, de fato, atenda às necessidades da gestão das universidades e aos anseios dos servidores do PCCTAE”, declarou.

 

Previdência Social