Governo prevê reajuste de 4,2% para aposentados em 2020

De acordo com estimativas apresentadas pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, o reajuste da aposentadoria do INSS poderá ser de 4,2% em 2020.

Nos últimos anos, aposentados que recebiam um salário mínimo tinham reajuste diferente daqueles que ganhavam mais. Para eles, o aumento anual considerava o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é a mesma regra de reajuste do salário mínimo. Isso garantia um aumento real no valor do benefício, exceto quando a economia não crescia.

Na prática, com essa proposta, tanto aposentados que recebem um salário mínimo quanto aqueles que recebem acima disso terão o mesmo reajuste, previsto em 4,2%. O teto do INSS pode subir para R$ 6.084,71, segundo os índices apresentados pelo governo.

Neste ano, o reajuste para os aposentados que recebem acima do salário mínimo ficou em 3,43%. Já para aqueles que ganhavam o piso nacional, o aumento foi de 4,6%.

O índice de 4,2% é apenas uma estimativa do governo para a inflação deste ano, mas os valores ainda podem mudar.

 

Previdência Social