Governadores exigem mudanças para apoiar a reforma da Previdência

25 governadores concordaram apoiar a reforma da Previdência caso o governo faça a exclusão de quatro pontos e a modificação de outros dois itens do texto encaminhado ao Congresso. De acordo com eles, o relator Samuel Moreira (PSDB-SP) concordou em acatar os pedidos. Com a retirada desses pontos, a economia com a reforma reduziria em, pelo menos, R$ 127,2 bi em dez anos.

Os pontos que devem ser retirados são: os que alteram as regras do benefício assistencial pago a idosos de baixa renda (BPC); da aposentadoria rural; o que permite que regras da Previdência sejam alteradas por lei complementar; e a criação do regime de capitalização.

Os governadores querem ainda mudanças nas regras para polícias militares e o magistério, incluindo o debate sobre a idade de aposentadoria das professoras.

A reunião deixou uma impressão favorável entre os governadores sobre as chances de apoio do relator e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à manutenção dos Estados na reforma.

“Tivemos avanços, conseguimos retirar o bode da sala. Pela primeira vez, houve a disposição firme de se retirar do relatório as alterações nas regras do BPC, as mudanças para aposentadorias rurais, o sistema de capitalização e a desconstitucionalização de parâmetros da Previdência”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), após reunião do Fórum dos Governadores, em Brasília.

 

Previdência Social