Gestão e MPO exibirão documentários em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas

Na próxima quarta (30), às 12h, vai acontecer o “Cine Bloco K”, uma parceria entre os Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A iniciativa tem as ações permanentes das Assessorias de Participação Social e Diversidade dos dois ministérios e oferece uma plataforma para exibição de filmes e documentários nas temáticas que valorizam a cultura popular, história, memória e produção audiovisual brasileira e que dialogam com os desafios das políticas públicas do país.

O evento contará com uma breve mesa de abertura para contextualização das obras escolhidas. Após, será realizada a exibição de três documentários que abordam temas relevantes relacionados aos povos indígenas.

Os documentários são:

  • “Já Me Transformei em Imagem” – Um documentário média-metragem de 32 minutos, realizado pelo povo indígena Huni Kuin, que retrata sua história desde o tempo do contato até o trabalho atual com o vídeo, proporcionando uma visão única sobre seu processo de dispersão, perda e reencontro.
  • “A Gente Luta, Mas Come Fruta” – Documentário de 4 minutos que relata os esforços do povo Ashaninka por preservar a floresta e manter seu modo de vida, no estado do Acre.
  • “Akukusiã, o Dono da Caça” – Documentário de 9 minutos que apresenta uma fábula sobre o Akukusiã, monstro canibal, narrada e interpretada pelos índios Waiãpi da aldeia de Taitetuwa, alertando sobre os perigos da mata.”

Previdência Social