Fundos de pensão planejam elevar exposição a ativos de risco

Com a definição do cenário eleitoral, os fundos de pensão começam a desenhar as estratégias de investimento para 2019. A busca por risco deve se intensificar, com aumento da alocação em ações e fundos multimercados, até por conta do desempenho abaixo do esperado ao longo deste ano.

Segundo um levantamento da Aditus com 113 fundações que administram R$188 bi mostram que, no ano até setembro, a rentabilidade média foi de 5,19%, quase dois pontos abaixo do objetivo, de 7,11%.

Do universo analisado 101 planos são de benefício definido, sendo que 73% não superaram as metas em 2018. Até setembro, a renda fixa – que representa quase 90% dos investimentos – rendeu 5,58%, atrás apenas dos investimentos no exterior, com valorização de 15,74%, mas que não chegam a 1% das aplicações. A renda variável gerou um retorno de 0,26% e os investimentos estruturados, 3,8%.

O melhor desempenho dos mercados em outubro, com valorização da bolsa e dos investimentos de renda fixa, pode contribuir para reverter esse cenário mais fraco – é o que estima a consultoria.

 

Previdência Social