FMI destaca papel das reformas na recuperação econômica do Brasil

O relatório monitor fiscal, lançado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), destaca o papel da PEC dos gastos públicos e o esforço do governo brasileiro em tentar aprovar a reforma da Previdência, como fatores importantes para a retomada do crescimento econômico do Brasil. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

O FMI diz que o congelamento dos gastos em termos reais vai ajudar a reduzir o déficit de maneira relativamente rápida, ainda que a proporção da dívida bruta do governo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deva continuar a crescer até 2022, quando representará 87,8%.

A previsão do FMI para o crescimento do Brasil neste ano é de 0,2% e para 2018, de 1,7%. Os números constam no relatório: Panorama Econômico Mundial, apresentado na última terça-feira (18).

O estudo do FMI mostra que com a recuperação há muito esperada na indústria e no comércio, a projeção de crescimento para a economia mundial aumentou de 3,1% em 2016 para 3,5% em 2017 e 3,6% em 2018, maior do que a previsão do último relatório de outubro do ano passado.

 

Previdência Social