Fila diminui, mas 1,5 milhão ainda estão à espera do INSS

A fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) está registrando uma queda gradual, mesmo em meio à pandemia. De abril até agora, o estoque de pedidos para liberação caiu de 1,629 milhão para 1,472 milhão.

A redução da fila só não foi maior porque 917 mil pedidos, já analisados pelo INSS, dependem apenas de o segurado enviar documentação complementar para que sejam liberados. Outros 555 mil, no entanto, ainda aguardam a análise pelos servidores do órgão.

A expectativa do presidente do INSS, Leonardo Rolim, era de zerar o número de pedidos que aguardam por mais de 45 dias, o grosso da fila, até outubro. No caso da fila de espera dos benefícios previdenciários, a meta não mudou. Por outro lado, não será possível eliminar a fila dos que aguardam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da pessoa com deficiência até essa data.

O retorno gradual do atendimento presencial nas agências do INSS do país está previsto para 24 de agosto. Até 21 de agosto, o atendimento continuará sendo feito exclusivamente pelos canais remotos.

Para acelerar a liberação de benefícios, que já foram analisados pelo órgão, mas que dependem de documentação adicional dos requerentes, o INSS começou a notificar no mês passado os segurados via ligação da Central 135 e mensagem para o celular para todos que tenham o aplicativo, Meu INSS, instalado no aparelho.

*Com informações, Valor Econômico

Previdência Social