Falha do e-Social impede domésticos de receberem benefícios

Quem usa o e-Social, sistema que reuniu os pagamentos de todas as contribuições dos empregados domésticos, está reclamando da falta de comunicação entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o sistema do e-Social. As informações são de reportagem do Jornal Nacional.

A falta de integração do sistema e-Social com o do INSS impede empregados domésticos de receber benefícios, entre eles, licença-maternidade, auxílio-doença ou pensão por morte. De acordo com a reportagem, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse que não tem uma data para a integração de dados porque depende do INSS.

“Essa informação não é gerida pela Receita Federal, é gerida pelo próprio INSS. O e-Social, que é um programa compartilhado, está rodando, a base está disponível. A informação que eu tenho é que já está muito próximo essa comunicação entre a base do e-Social e os sistemas do INSS”, disse.

Ainda na reportagem o INSS declarou que a Dataprev deve apresentar uma solução para a falta de integração nas próximas semanas.

O e-Social é um projeto do governo que possibilita o recolhimento unificado dos tributos e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os empregados domésticos.

 

Previdência Social