Facilidade no INSS: segurados podem pedir Atestmed pela Central 135

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora podem solicitar a análise documental (Atestmed) para benefícios por incapacidade temporária, conhecidos como antigo auxílio-doença, diretamente pelo telefone da Central de Atendimento 135. Nesse processo, o segurado tem até cinco dias para entregar os documentos em uma Agência da Previdência Social (APS) ou enviá-los pelo aplicativo ou site Meu INSS. No entanto, é necessário ter um login e senha para acessar o sistema.

Essa ação, descrita na Portaria 1.669 e assinada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, já está em vigor. O texto ressalta que: “Para a concluir a formalização do Atestmed, o usuário deverá apresentar a documentação faltante pelo Meu INSS, no aplicativo de celular, pela internet, ou na Agência da Previdência Social, preferencialmente com prévio agendamento pelo telefone 135”.

O pedido de Atestmed só será concluído após a apresentação de todos os documentos exigidos. Caso o segurado não consiga fazer essa apresentação, o requerimento será cancelado. No entanto, o cancelamento não impede que o segurado faça um novo pedido a qualquer momento.

Para dar seguimento ao pedido na agência do INSS, o segurado deve ter um atestado médico ou odontológico e um documento oficial com foto. Se não estiver com todos os documentos em mãos, poderá retornar em até cinco dias a partir da data de protocolo do requerimento na Central 135 com a documentação completa.

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