Estudo prevê crescimento de 24% do consumo de água até 2030

Um estudo lançado pela Agência Nacional de Água (ANA), revela que o consumo e o uso de águas no país devem crescer 24% até 2030. De acordo com a agência, responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil, o país usa, em média, a cada segundo, 2 milhões e 83 mil litros de água. Em 2030, esse total pode superar a marca de 2,5 milhões de litros por segundo.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros entre 1931 e 2030. Ele se baseia no chamado consumo consuntivo quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo a que se destina.

De acordo com a ANA, os principais recursos consuntivos da água no Brasil são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade, a irrigação e a evaporação líquida de reservatórios artificiais.

Outro ponto analisado pela agência foi a evaporação líquida em reservatórios artificiais, o que inclui hidrelétrica e açudes. De acordo com o estudo, em 2017, houve evaporação líquida de 669,1 mil litros por segundo. Segundo a agência, a identificação e a quantificação dos usos atuais e potenciais das águas representa uma oportunidade de aprimorar o processo participativo na gestão da água, em torno de questões como a oferta e a demanda. A ANA diz ainda que os dados são um insumo à garantia da “segurança hídrica da população e do setor produtivo”.

Previdência Social