Enchentes no RS: Dataprev explica processamento de dados para antecipação de benefícios a famílias atingidas

A Dataprev, responsável pelo processo dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), explicou, por meio de nota, como se dará a antecipação de benefícios da Previdência Social aos atingidos pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Há duas situações: a antecipação de cronograma, que envolve o adiantamento para o primeiro dia útil durante seis meses. Com essa antecipação do cronograma, os valores referentes a junho poderão ser recebidos em maio, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A outra situação é a antecipação de renda, um pagamento adicional para quem solicitar o adiantamento no banco onde recebe o benefício mediante assinatura de termo de opção. O valor será pago e consignado 90 dias a partir da data efetiva do pagamento, em 36 parcelas”, explica a Dataprev, em nota.

“Os atingidos pelas catástrofes, como a que está acontecendo no Rio Grande do Sul, precisam lidar financeiramente com as perdas, e essa parceria com o INSS é de suma importância para o cidadão. Atuamos pensando no social, nosso trabalho é calcular os devidos pagamentos e liberar o valor com toda tecnologia disponível”, completou o gerente executivo do Departamento de Benefícios da Previdência da Dataprev, Fernando Luiz Rossi Gomes Teijeira.

Previdência Social