Em 2019 mais de 289 mil pessoas morreram de doenças cardiovasculares

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. Em seu levantamento mais recente, que apresenta dados de 2015, a entidade informa que, naquele ano, o total de óbitos envolvendo essas enfermidades chegou a 17,7 milhões. O número representou 31% das mortes registradas em âmbito global.

As mortes decorrentes de doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC), endocardite, é um dos temas do 5º fórum “Siga seu coração”. Neste ano mais de 289 mil pessoas morreram em decorrência dessas patologias de acordo com a plataforma cardiômetro da sociedade Brasileira de Cardiologia (SBCV). 

O sedentarismo, o tabagismo e o uso de álcool são fatores de risco no caso das doenças cardiovasculares. A apneia do sono por sua vez pode aumentar em 3,7% as chances de uma pessoa desenvolver tais enfermidades. Às pessoas tem dificuldades para se manter fisicamente ativas, o cardiologista simplifica indicando caminhadas e o uso de aplicativos que contem os passos dados ao longo do dia. 

O governo federal destaca o lançamento do plano de ações estratégicas para o enfretamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como ação mais significativa para a diminuição no número de internações e óbitos resultantes de doenças cardiovasculares. 

 

*Com informações, Agência Brasil  

Previdência Social