Educação, Saúde e Economia concentram 70% dos gastos com servidores

Apesar de defender o enxugamento do funcionalismo, Guedes possui o terceiro maior número de servidores

 

Os Ministérios da Educação, Saúde e Economia concentram 70% dos gastos com servidores públicos no Poder Executivo Federal. O levantamento que utilizou dados do Portal da Transparência, considerou apenas servidores civis, pois, se o Ministério da Defesa fosse incluído, a pasta ficaria em primeiro lugar.

Nos três Ministérios estão 507.106 servidores dos 622.534 totais de todo o serviço público. Segundo o governo a distribuição se justifica. Paulo Guedes, titular da Economia, tem a terceira maior concentração de servidores.

O fato curioso é que, desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o economista defende o enxugamento do funcionalismo público e o investimento na digitalização. Ele, por exemplo, suspendeu concursos neste ano.

“O Ministério da Educação inclui também todas as universidades e institutos federais de educação, por exemplo. O Ministério da Saúde engloba funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por fim, o Ministério da Economia abarca Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, explica o governo, em nota.

 

Previdência Social