É possível servidores públicos abrirem um MEI? Confira!

Para quem deseja ter o próprio negócio, abrir um MEI se tornou uma das alternativas. De acordo com o levantamento feito pelo Serasa Experian, em 2021 foram abertos 312.462 registros de microempreendedores individuais (MEIs).

O brasileiro que quiser abrir um MEI precisará atender aos seguintes requisitos:

-Ter faturamento anual de até R$ 81 mil (R$ 6.750,00 reais de renda bruta por mês);

-Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;

-Exercer uma das mais de 450 atividades permitidas.

Muitos servidores públicos, municipais, estaduais e federais já mostraram desejos de se inscrever para ser um microempreendedor Individual (MEI). Mas, será que eles podem abril MEI?

Quem é servidor público pode abrir MEI?

Não é possível o servidor público federal abrir um MEI. Mas o servidor público estadual pode abrir um MEI, dependendo do local.

No caso de funcionário público estadual ou municipal, é necessário conhecer a legislação local. Cada estado ou município possui suas próprias regras.

O servidor público pode comprar ações de empresas ou ser sócio no regime Sociedade Limitada ou EIRELI. Porém, a regra do MEI só permite a inscrição de servidores estaduais ou municipais.

*Com informações, R7

Previdência Social