É aposentado, mas não quer ficar parado? Confira algumas opções de renda extra

Sua aposentadoria não tem sido o suficiente para cobrir as suas despesas? Ou você deseja aproveitar melhor o seu tempo livre em atividades que geram algum dinheiro? Saiba que existem algumas opções de renda extra para aposentados que podem ajudá-lo a complementar as suas finanças pessoais e, além disso, a ocupar o tempo.

Quer saber quais são elas? Continue lendo e confira a lista com dicas do que fazer para conseguir ganhos adicionais!

  • Dê aulas particulares

Já pensou em usar o conhecimento e a experiência adquirida durante décadas para dar aulas particulares aos mais novos? Você pode ajudar muitos alunos a avançarem em suas próprias carreiras profissionais ou em suas questões pessoais por meio de aulas.

Você contribuirá com o aprendizado de outros indivíduos enquanto ganha uma renda extra para organizar a sua vida financeira. De quebra, ainda poderá fazer amigos dentre os alunos e aprender sobre diferentes assuntos com eles.

  • Dê palestras ou consultorias

Se você não gosta muito da frequência das aulas e prefere algo mais esporádico ou um grupo diferente de ouvintes por vez, então planejar e dar palestras pode ser a atividade ideal. Nesse caso, você poderá escolher palestrar para grupos de profissionais, estudantes ou mais heterogêneos.

Por falar em profissionais, você também poderá trabalhar oferecendo consultoria para empresas, equipes ou colaboradores que desejam solucionar dificuldades e prosperar em suas carreiras. A vantagem disso é que terá como voltar a conviver com a área em que você atuou durante boa parte de sua vida. Se você gostava dela, a experiência pode ser muito reconfortante.

  • Transforme um hobby em renda extra

Você gosta de fazer artesanato nas horas livres? Desenvolveu habilidades de pintura? Aprendeu receitas e se tornou um “chef” de cozinha? Gosta de cuidar de plantas e jardins? Que tal utilizar hobbies assim para gerar uma renda extra para você? Dessa forma, você une o útil ao agradável, ou seja, algo que gosta de fazer com a possibilidade de conseguir dinheiro com isso.

  • Cuide de casas

Você pode se oferecer para ser caseiro de uma ou mais propriedades no litoral, em áreas rurais ou mesmo na cidade. Nesse caso, será necessário desempenhar atividades domésticas em tais ambientes, porém você poderá ter a vantagem de ficar em um local turístico ou em uma casa agradável para passar o tempo.

Já imaginou passar alguns fins de semana em casas de praia ou de campo em locais que talvez você antes não tivesse tantas condições financeiras para ir ou só conseguiria ir após desembolsar uma boa grana? Só que, dessa vez, ganhando dinheiro por isso?

  • Alugue quartos em sua residência

Se você mora em uma casa com muitos cômodos ociosos, dá para mobilhá-los como quartos e alugá-los para:

  • Estudantes;

  • Profissionais que estejam de passagem e a trabalho na sua cidade;

  • Viajantes;

  • Mochileiros;

  • Turistas etc.

Com isso, você conseguirá ganhar uma renda extra sem precisar sair de casa para trabalhar o dia todo, desde que mantenha o ambiente em ordem. O bom é que você também poderá escolher se quer alugar cada quarto por mês, como em uma pensão, ou apenas esporadicamente, em fins de semana, dias específicos ou temporadas.

Fonte: BV

Previdência Social