Dicas da Anasps para a saúde da mulher

Cada fase da vida requer cuidados especiais com a saúde. A mulher é sempre cuidadosa com a família, filhos, companheiro e casa, mas nem sempre tem tempo para cuidar de si mesma. É de grande importância que as mulheres estejam atentas à própria saúde, observando sintomas físicos e psíquicos aderindo a hábitos saudáveis. Fatores sociais, como moradia, alimentação, escolaridade, o acesso à renda, ao emprego, fatores culturais, étnicos, raciais, psicológicos e comportamentais podem levar a mulher ao adoecimento. 

 

Pensando nisso, preparamos dicas essenciais para você mulher se manter sempre saudável. Confira!

  • Manter alimentação saudável: uma alimentação saudável, desde os primeiros dias de vida, como a amamentação e o consumo de alimentos in natura, por exemplo, traz benefícios à saúde. 
  • Cuide de sua saúde mental: Identificar precocemente sintomas psíquicos e buscar acolhimento de saúde pode ser decisivo para que haja abordagem oportuna pelos profissionais de saúde.
  • Conhecer seu próprio corpo: você conhece o seu corpo? Esta pode parecer uma pergunta com resposta óbvia, porém muitas pessoas não conhecem seu próprio corpo. Os motivos são os tabus, valores sociais e questões que envolvem sexualidade e gênero.
  • Realizar exames de rastreamento: o Sistema Único de Saúde oferta exames para rastreio do câncer de colo de útero e câncer de mama para as mulheres de acordo com diretrizes específicas.
  • Proteger- se contra IST/HIV: as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. 
  • Faça escolhas conscientes sobre métodos contraceptivos: o Sistema Único de Saúde disponibiliza diversos métodos contraceptivos para que adolescentes e mulheres possam escolher a maneira mais confortável de planejar quando, como e se vai querer ter filhos.
  • Busque ajuda em caso de violência: a violência contra as mulheres afeta cidadãs de todas as classes sociais, raças, etnias, faixas etárias e orientações sexuais, e se constitui como uma das principais formas de violação dos direitos humanos.
  • Utilize práticas saudáveis para os sintomas comuns durante os ciclos menstruais e no climatério/menopausa: medicar o corpo das mulheres, em nome da ciência e de um suposto bem-estar, sempre foi uma prática da medicina, que só será modificada quando as mulheres tiverem consciência de seus direitos, das possibilidades preventivas e terapêuticas. 
  • Planeje e vivencie uma gestação saudável: O planejamento reprodutivo é um importante recurso para a saúde das mulheres.                                                                                                                  

 

*Com informações, Ministério da Saúde 

Maria Eduarda, estagiária 

Edição: Byanca Guariz 

 

Previdência Social