Dicas Anasps: Menos café e mais exercício – como dormir melhor?

Grande parte da população acredita que o café e o trabalho são duas coisas inseparáveis. Por esse motivo muitos toma aquele famoso cafezinho para dar conta da rotina e acabam não percebendo o prejuízo que isso pode trazer para a saúde, pois, o período do sono acaba sendo prejudicado. 

73 milhões de brasileiros sofrem com a falta de sono por diversos motivos, seja insônia, estresse, ansiedade, entre outros. 

Nessa situação, vamos mostrar como melhorar o período de descanso e reduzir com todos os malefícios que podem ocorrer em sua vida. Ao ser tomado em excesso e por ser estimulante, a cafeína pode prejudicar o sono e levar a insônia, causar fadiga e aumentar os ricos a saúde podendo chegar a um infarto. Com isso o sono acaba sendo prejudicado e para aguentar o dia seguinte o corpo sente a necessidade de tomar café e acaba se tornando um vício.  

Já a realização de atividades físicas ajuda a manter a saúde do corpo e gasta as energias do dia. Porém é importante saber quais atividades fazer durante o dia e não é recomendado realiza-las próximo ao período de sono, pois, dessa forma o corpo tem um tempo para desacelerar e, dessa forma, começa a entender que está no período para descanso. 

Além disso, o exercício físico libera endorfina, enzima que proporciona o bem-estar e diminui a ansiedade e colaboram no combater a insônia e alivia o estresse. 

Para ter uma qualidade de sono procure um médico e ele o indicará, de acordo com os seus sintomas, a melhor forma para cuidar melhor do seu período de descanso. 

 

Manuela Moura estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

 

Previdência Social