Despesas administrativas do governo federal caíram 12% em termos reais neste ano

Hoje, na coletiva com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, foi apresentada a edição do Boletim de Despesas e Custeio Administrativo do terceiro trimestre de 2016.
O ministro informa que até setembro foi acumulado uma queda de 12% nas despesas de custeio administrativo, quando feita a comparação com base no ano passado até este ano. Na representação de valores reais é equivalente a uma redução de R$ 2,2 bi. Porém, a maior redução foi no item material de consumo – incluindo pagamento de tarifas bancárias com crescimento de 170%.
Segundo a pesquisa do Boletim de Despesas de Custeio Administrativo, os números demonstram um resultado do conjunto amplo de ações com a finalidade de reduzir o custo de funcionamento do Distrito Federal; passagens, transportes, e derivados dos mesmos serviços que foram tratados pelo governo.
A variação da distribuição acumulada ao ano mostra outra redução, a de 10% em termos reais, no qual é semelhante à anterior.
De acordo com o ministro, a pesquisa demonstra que existe uma tendência forte de redução de todas as despesas nos últimos meses deste ano. Ele acrescenta ainda, que os dados são importantes para o conhecimento público, além da transparência para a melhor interpretação das despesas do governo federal. “A redução de despesas será o alvo do planejamento, criando novos modelos de contratação para esses serviços de apoio, segurança, limpeza, secretariado. Além de estar praticamente pronto o novo sistema de contratação de transporte de funcionários”, concluiu.

Previdência Social