Deputados mantém veto sobre reajuste do servidor

Em votação na última quinta-feira (20), os deputados mantiveram com 316 votos a favor e 165 contrários, o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre o reajuste para o funcionalismo público. Os senadores votaram pela derrubada o veto (42 X 30). A proibição de reajuste para o funcionalismo público foi uma contrapartida do governo federal para repassar R$ 60 bilhões aos estados e municípios, em maio, como forma de diminuir o impacto da crise gerada pela pandemia no país.

Com a manutenção do veto, fica proibido, até o fim do ano que vem dar aumento salarial para qualquer categoria do serviço público no âmbito federal, estadual e municipal.

Após conclusão da votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse: “Ficar atacando uma Casa em que o resultado não foi aquilo que ele esperava é muito ruim. Da mesma forma que fizeram com a Câmara antes, como eu disse no meu discurso, ontem fizeram com o Senado. O resultado de votação é um resultado daquilo que é construído, daquilo que a nossa democracia nos dá. Câmara e Senado têm trabalhado. Quando uma vai numa linha que a sociedade mesmo está contra, a outra Casa conserta, e vai assim. A Casa revisora serve pra isso”.

Previdência Social