Cresce o número de empresas endividadas com o governo

Em mais uma consequência da prolongada crise econômica brasileira, o endividamento das empresas como governo disparou nos últimos anos. Segundo dados da procuradoria geral da fazenda nacional (PGFN), o estoque da dívida ativa da união (DAU) cresceu 84% entre 2013, antes dos primeiros sinais de recessão, e agosto deste ano. 

O montante já chega a R$ 2,4 tri, tende a crescer ainda mais caso o governo e empresários não chequem a um acordo para renegociar pendências. A inscrição em dívida ativa ocorre depois que débitos são contestados na esfera administrativa, junto ao órgão responsável pela cobrança, como a Receita, 4,6 milhões de empresas e pessoas físicas estão na lista suja. O Brasil tem cerca de 6,9 milhões de empresas. 

Como o processo de cobrança é demorado, 45% do montante devido são considerados irrecuperáveis pela própria PGFN. São casos, por exemplo, em que a empresa foi à falência e não tem condições de empresas que usam estratégicas fraudulentas para não pagar dívidas tributarias e previdenciárias, como trocas de CNPJ e ocultação de patrimônio. 

 

*Com informações O Globo 

 

Previdência Social