Cresce número de PCD no mercado de trabalho

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas Com Deficiência (PCD).

E para dar mais visibilidade a essa população, o Ministério do Trabalho, promoveu pelo terceiro ano consecutivo, a Semana de Mobilização para Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.

Os resultados das ações podem ser verificados pelo aumento da participação dessas pessoas no mercado de trabalho. Em 2015, o número de empregos para as pessoas com deficiência, cresceu 5,75% em relação ao ano de 2014.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2015, divulgada pelo Ministério do Trabalho, mostram que, 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho, correspondendo a um percentual de 0,84% do total dos vínculos empregatícios.

Assim, observa-se o aumento progressivo da participação nos últimos anos: 0,77%, em 2014, e 0,73% em 2013. Considerando o recorte por gênero, os dados apontam que 259,0 mil postos de trabalho são do sexo masculino e 144,2 mil postos do feminino.

 

Previdência Social