Confira como funciona o recolhimento trimestral ao INSS

Contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem realizar recolhimento das contribuições previdenciárias trimestralmente para assegurar direitos, como aposentadoria, auxílio-doença e pensões.

O pagamento é feito em uma única guia e contempla os três meses anteriores à competência em que a contribuição é realizada. As datas de recolhimento disponíveis são sempre no dia 15 dos meses de abril, julho, outubro e janeiro do ano seguinte ao trimestre referente a guia.

As alíquotas podem chegar até 20% do salário de contribuição (que assegura contagem de tempo para todos os benefícios previdenciários), 11%, para contribuinte individual e facultativo de alíquota reduzida (sem direito à aposentadoria por tempo de contribuição), e ainda segurado facultativo baixa renda com a alíquota de 5% (também não contabilizada para aposentadoria por tempo).

Para contribuintes da alíquota 20% o valor vai ser proporcional ao salário de contribuição, desde que maior que o salário mínimo e menor que o teto previdenciário, multiplicada por três, por se tratar de três competências.

*Com informações do Jornal Extra

Previdência Social