Comissão aprova relatório que propõe o fim dos supersalários

A Comissão Especial do Extrateto aprovou o relatório da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) com proposta para dar fim aos chamados “supersalários”. Com apoio dos três Poderes, o texto propôs uma série de medidas para dar efetividade ao limite de remuneração imposto pela Constituição aos agentes públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Outro alvo da Comissão é acabar com o chamado “efeito cascata”. Entre as medidas, o relatório propõe à Mesa do Senado que considere a proposição de Ações Diretas de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contra leis federais e estaduais que vinculam automaticamente a remuneração dos magistrados.

Ao destacar que “todo somatório é teto”, a relatora também solicita ao STF a possibilidade de incluir na pauta de deliberação a incidência do teto remuneratório sobre as parcelas de aposentadorias recebidas cumulativamente e sobre o montante decorrente da acumulação de proventos e pensão. Além disso, o texto também sugere revisão da concessão de auxílio-moradia aos magistrados por decisão do ministro do Luiz Fux.

 

Previdência Social