Combate à Dengue: Ministério da Saúde faz orientações quanto ao risco da automedicação

Diante do aumento de casos de Dengue no Brasil ao longo dos últimos meses, muitos pacientes vêm adotando a prática da automedicação – consumir medicamentos sem prescrição médica. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que essa ação pode acarretar problemas graves de saúde.

A automedicação pode causar reações graves e hemorragias, além de não tratarem a doença em si, o que pode levar à morte. Caso os sintomas apareçam, o ideal é procurar por uma unidade de saúde.

A pasta também faz um alerta sobre o uso de anti-inflamatórios: “Os anti-inflamatórios como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, a nimesulida, o diclofenaco, e os corticoides devem ser evitados. Os anti-inflamatórios, principalmente o ácido acetilsalicílico, aumentam o risco de sangramento e diminuem a capacidade de coagular o sangue. Uma vez consumidos, esses medicamentos podem agravar muito a situação da doença”.

Remédios caseiros, como sucos e chás a partir de frutas ou plantas como boldo, inhame, cana-de-açúcar e limão também devem ser evitados, uma vez que não há comprovação científica sobre a eficácia desses métodos.

A orientação médica, em casos de dengue, é a seguinte:

  • Repouso;
  • Ingestão de líquidos;
  • Para dor ou febre, usar somente dipirona ou paracetamol com base na orientação de um profissional de saúde;
  • Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
  • Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.

Previdência Social