CFM pede ajuda aos Ministérios para combater agressões a profissionais de saúde

O Conselho Federal de Medicina (CFM) recorreu aos ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública para buscar uma solução sobre os relatos de violência contra os profissionais da área de saúde.  

O CFM encaminhou ofícios aos ministros Sergio Moro (Justiça) e Luís Henrique Mandetta (Saúde), pedindo que invistam em ações para aumentar a proteção dos profissionais.

De acordo com o conselho, a má alocação de recursos, inclusive por gestores públicos, contribui para o crescimento do número de abusos e agressões. Estudos feitos pela CFM mostraram que 7 em cada 10 profissionais da saúde já sofreram alguma agressão cometida por paciente ou por um familiar dele. Ainda de acordo com a autarquia, a maior vulnerabilidade é observada entre os médicos que integram a rede pública de saúde do país.

Entre os pedidos do conselho estão esforço de policiamento nas unidades de saúde e a consolidação, por parte do Ministério da Justiça, de um relatório que reúna informações sobre os casos. Segundo a CFM, o documento auxiliaria na elaboração de estratégias mais efetivas de combate aos ataques.

Nesta quinta-feira (11), o Conselho lança uma campanha institucional, que terá como foco orientar os médicos sobre as providências que devem ser tomadas caso sejam vítimas de agressões no ambiente de trabalho.

O conteúdo sobre o passo a passo para denunciar as ocorrências será transmitido em vídeos e textos.

Previdência Social