Cerca de 71% dos brasileiros são contra a reforma

Uma pesquisa realizada pela Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (1) indica que sete em cada dez brasileiros se dizem contrários à reforma da Previdência Social Brasileira. Segundo o DataFolha, 71% dos brasileiros são contra a reforma. Essa rejeição, segundo a pesquisa, chega a 83% entre os servidores públicos, que representam 6% da amostra e estão entre os grupos mais ameaçados com a reforma.

A maioria antirreforma entre todos os grupos sócio demográficos está entre as mulheres (73%); brasileiros que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (74%); jovens de 25 a 34 anos (76%); e os com ensino superior (76%).

Já no caso das regras especiais, por exemplo, que permitem os professores se aposentares mais cedo, não agrada a muitos dos entrevistados. A maioria deles é contra essa diferença [regra especial], nos casos de professores (54%); policiais (55%); e militares (58%). Já no caso dos trabalhadores rurais 52% dos brasileiros, querem que eles continuem se aposentando mais cedo, condição que foi mantida nas alterações do projeto.

Ao todo foram realizadas 2.781 entrevistas em 172 municípios.

A pesquisa também questionou os entrevistados em relação à reforma trabalhista. Para 64% ela privilegia mais os empresários do que os trabalhadores; 21% consideram que o trabalhador será o mais beneficiado. Cerca de 58% acreditam que terão menos direito com a reforma; e 21% acham que terão os mesmos direitos de hoje; e 11% acham que terão mais direitos.

 

Previdência Social