Carreiras afetadas pelo coronavírus poderão ter aumento

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, comentou nesta quinta-feira (21) sobre o projeto de lei de socorro a estados e municípios. 

Ele defendeu que seja vetado o trecho do projeto que permite exceções no congelamento de salários.

No entanto, Waldery afirmou que mesmo com o veto, a matéria vai permitir que profissionais que são afetados pela crise do coronavírus recebam reajuste durante o período de calamidade pública, que vai até 31 de dezembro 2020.

“Temos aqui por essa lei complementar, que está em sanção, em vias de ser sancionada, que aumentos relacionados a despesas com pessoal ou criação de despesas obrigatórias, ou aumentos acima da inflação estão vedados. No entanto, durante a calamidade, no momento que vigore, a sociedade sinta as mazelas trazidas pelo coronavírus, há uma exceção, ou seja, aumentos relacionados à calamidade estão permitidos”, declarou durante entrevista coletiva no Ministério da Economia.

O projeto dá para as unidades da federação um pacote de R$ 60 bi pago em parcelas por quatro meses. Em troca, as autoridades locais terão de congelar os salários no serviço público por um ano e meio.

Bolsonaro disse que vai sancionar o texto na sexta-feira (22) e que vai vetar a brecha para o aumento de salários.

*Com informações, Blog do Servidor

Previdência Social