Brasil é penúltimo em ranking global de aposentadoria

A Natixis Investiment Managers elaborou um ranking global com 44 países que elencou os locais onde aposentados vivem melhor, de acordo com critérios como saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar. O Brasil ficou no 43º lugar, à frente somente da Índia. Dentre os motivos para a colocação ruim do país está a inflação, a alta do petróleo e a queda do poder de compra dos aposentados.

A Noruega lidera o ranking, seguido por Suíça, Islândia, Irlanda e Austrália. O Chile é o país latino americano melhor colocado, na 34º colocação, com México e Colômbia na sequência. Além disso, o Brasil é o país do ranking com a maior taxa de juros e o quinto em dependência dos aposentados de serviços públicos na velhice.

Especialistas ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo apontaram que a situação poderia ser ainda pior caso o Brasil não tivesse a expertise para lidar com impactos inflacionários. Outro fator que contribui para a baixa colocação do país no ranking, segundo eles, é a desigualdade de renda e o endividamento da população de um modo geral.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Previdência Social