Bolsonaro troca tratamento diferenciado na OMC por apoio dos EUA na OCDE

Durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro abriu mão do tratamento diferenciado que os países em desenvolvimento recebem na Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio dos países norte-americano à adesão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“De maneira proporcional ao seu status de líder global, o presidente Bolsonaro concordou que o Brasil começará a abrir mão do tratamento especial e diferenciado nas negociações da Organização Mundial do Comércio, em linha com a proposta dos Estados Unidos”, destacou o comunicado divulgado em conjunto pelos dois países.

Outros compromissos assumidos por Bolsonaro durante o encontro foi a importação anual de 750 mil toneladas de Trigo dos Estados Unidos com tarifa zero e ainda voltará a comprar a carne suína norte-americana.

Os presidentes anunciaram uma nova fase do Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos e a criação de um fundo de investimento de US$ 100 mi para preservar a biodiversidade e estimular investimentos sustentáveis na Floresta Amazônica.

 

Previdência Social