Benefícios pagos pelo INSS representam mais de 25% do PIB em 500 municípios

Um levantamento realizado pelo jornal Valor Econômico aponta que para 500 cidades do país, os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) representam mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB). O estudo do Valor leva em conta a soma total dos valores pagos pelo INSS como proporção do PIB municipal, considerando dados de 2014(os mais recentes).

Ainda segundo o levantamento, em alguns casos a dependência em relação aos benefícios é bem mais elevada e chega a passar dos 60%. Em Gondeúba (BA), na fronteira entre Minas e Bahia, a Previdência responde por 66% da economia local. Em Paulistana, no Piauí, os benefícios do INSS respondem por 61,2% do PIB.

Essa dependência pode ter se elevado por causa da deterioração da atividade econômica, embora os efeitos da recessão em 2014 ainda estivessem no início. De acordo com o levantamento, em 2010 os benefícios pagos pelo INSS respondiam por pelo menos 25% do PIB de 457 municípios. Para 228 cidades, representavam mais que 30% da economia local.

Previdência Social