Bancos suspendem empréstimos à funcionários públicos

Os bancos estão suspendendo empréstimos consignados a funcionários públicos que estão enfrentando problemas financeiros.

Segundo sindicatos de servidores consultados pelo jornal O Globo (em matéria publicada hoje), a suspenção das novas operações acontece em pelo menos três unidades da federação dos estados do Rio de Janeiro, Tocantins e Amapá.

A suspenção é causada porque os recursos retidos não estão sendo repassados às instituições financeiras, embora os governos desses estados venham descontando a parcela do consignado dos salários dos funcionários. Consequentemente, muito servidores tiveram o nome incluído nas listas de maus pagadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O diretor da Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (ABMERJ), Marcelo Mata, relata que os colegas não estão conseguindo contratar novos empréstimos consignados. Ele conta também ter sido incluído em cadastro negativo por causa do calote do Estado aos bancos.

Procurada pelos servidores, a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro confirmou que precisou atrasar as parcelas de março e abril, por causa dos arrestos judiciais no caixa do Estado naqueles meses. O órgão explicou que ainda não houve ações dos bancos contra o Estado, pois segundo eles afirmaram, os pagamentos estão sendo realizados conforme o combinado.

Previdência Social