Autotestes de HIV pelo SUS

Cerca de 400 mil autotestes serão ofertados

 

A partir do próximo ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer, gratuitamente, o autoteste para diagnóstico do HIV. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o autoteste é apenas comercializado em farmácias privadas.

Com a distribuição na rede pública, os cidadãos poderão retirar o autoteste nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), coletar a própria amostra – fluido oral ou de sangue – e conferir o resultado.

Segundo o Ministério da Saúde, o autoteste vai aumentar a autonomia do indivíduo, descentralizar serviços e criar demanda de testes de HIV entre aqueles não alcançados pelos serviços ou que precisam ser testados com mais frequência devido à exposição contínua ao risco.

De acordo com a pasta, serão distribuídos 400 mil autotestes nas unidades de saúde que, atualmente, já oferecem o teste rápido. O projeto-piloto de distribuição gratuita do autoteste já foi realizado em cidades de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Paraná.

 

Previdência Social