Autotestes de covid-19 podem estar mascarando estatísticas sobre a pandemia

A falta de dados sobre os resultados obtidos nos autotestes de covid-19 pode estar mascarando o real número de novas contaminações no Brasil. O alerta é feito por especialistas em saúde pública, que apontam que o número de novas infecções pelo coronavírus parece estar em níveis muito maiores atualmente do que apontam as estatísticas nacionais.

Essa possível defasagem nos dados pode representar um risco para o trabalho de planejamento de gestores de saúde; além disso, pode estar levando a população a ter uma visão incompleta sobre o momento da pandemia.

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta aumento de 12% no número de casos no Brasil na segunda semana de maio (123.564 casos) ante a primeira semana. O boletim também aponta aumento de 19% no total de mortes no período: foram 746 mortes na segunda semana. Os dados nacionais compilados pelo consórcio de veículos de imprensa também têm apontado alta nos números.

O problema da nova realidade dos autotestes para as estatísticas é que as pessoas que usam em casa os kits de diagnóstico não são obrigados a informar os resultados às secretarias de saúde. E ainda que as estatísticas apontem alguma alta, parecem oferecer um quadro menos preocupante do que o descrito por especialistas.

*Com informações, Valor Econômico

Previdência Social