Aposentadorias respondem a um quinto da renda familiar

Uma pesquisa sobre rendimento dos brasileiros, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que as aposentadorias e pensões têm um forte peso na renda das famílias. Em média 19,8% dos brasileiros veem dessa forma. A participação, segundo a pesquisa, subiu em 2017. No ano passado esse tipo de rendimento era de 18,7%. Na região Nordeste esse peso é ainda maio: 23,8% em 2017. O levantamento mostra ainda que na mesma região o peso dos benefícios sociais também é grande.

No Nordeste, 28,4% das famílias têm Bolsa Família. No Norte são 25,8%. Na média nacional, essa fatia é de 13,7%. O Benefício de Prestação Continuada (BCP, pago a idosos e deficientes de renda muito baixa) é recebido por 5,6% dos domicílios no Nordeste e por 5,6% do Norte. Na média brasileira, o BCP atende a 3,3% dos domicílios.

Na avaliação do economista, Paulo Tafner da USP, esse peso de um quinto no rendimento das famílias é similar ao encontrado em Escandinávia, França, Alemanha e outros países europeus.  

 

Previdência Social