Ansiedade: como controlar? Veja as dicas da Anasps 

Cuide da mente para ter uma vida mais tranquila 

 

A ansiedade ou os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva de que algo ruim vai acontecer. E pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, aperto no peito, tremores, entre outros. 

Pode estar relacionada a traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo à depressão. Por essa razão, se notar que a ansiedade tem atrapalhado a sua vida a ponto de prejudicar a sua saúde, é importante procurar ajuda especializada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtorno de ansiedade no planeta. O Brasil lidera o ranking, sendo o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população. 

Segundo Paulo Silva Belmonte de Abreu, psiquiatra da Unimed Porto Alegre, mestre em ciências da saúde pela Universidade Johns Hopkins (EUA), a ansiedade tem cinco fases (de zero a quatro). Normalmente, o remédio passa a ser recomendado na fase dois, quando o distúrbio traz, por exemplo, prejuízos no trabalho, com baixa no rendimento, e na vida socioafetiva.

No entanto, a ansiedade em versões mais leves é um problema que pode ser controlado. A Anasps separou algumas dicas para te ajudar a combatê-la. 

Aprenda a controlar sua respiração

A respiração é um dos pontos mais importantes quando falamos de ansiedade. O controle da respiração tem a capacidade de induzir ou acabar com uma crise de ansiedade.

Organizar sua rotina diariamente 

A organização é a maior inimiga da ansiedade. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para enxergar o tamanho real de seus afazeres. 

Respeitar suas limitações

Respeite suas limitações. Uma atitude que pode ajudar a superar este sentimento é pedir a ajuda de um psicólogo, amigos ou familiares, que podem ajudar a pessoa a ficar mais tranquila.

Não negligenciar o seu sono 

Não deixe seu sono para segundo plano. Organize suas horas de sono, deixe o ambiente confortável, de preferência escuro e silencioso para dormir, e evite consumir muitos alimentos ou realizar atividades físicas logo antes de dormir.

Meditar

A meditação ajuda muito no controle da ansiedade. Hoje, é possível ver vídeos para auxiliar você na meditação, bem como contar com aplicativos e podcasts para realizar meditação guiada.

Pratique atividades físicas 

Os exercícios liberam seratonina, conhecida como um dos hormônios da felicidade. Ou seja, a prática de atividade física promove o bem-estar e aumenta a sensação de prazer.

Mantenha o foco no presente 

Para quem é ansioso umas das maiores dificuldades é evitar pensar no futuro, mas manter a atenção no presente é preciso para não se desestabilizar e conseguir pensar com mais clareza. Foque no que você pode realizar agora. 

Esteja com quem você se sente bem

Estar rodeado das pessoas que você gosta e te querem bem é importante. Reserve um tempo para curtir com os amigos e familiares.

Dedique um tempo para se cuidar 

Cuide-se. Mantenha as idas ao médico em dia, invista um tempo para cuidar do corpo e beleza e faça mudanças, se necessário. O importante é se dedicar a você.

*Com informações, UOL 

Previdência Social