ANS participa de debate sobre judicialização de procedimentos médicos

Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram presentes na 2ª edição do Simpósio “O Direito e a Saúde: repensando a judicialização”, realizado nos dias 21 e 22 de março, em Florianópolis (SC).

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, participou da mesa-redonda “Transtorno do espectro autista – Superando desafios”: “A ANS tem buscado incessantemente junto à sociedade encontrar caminhos para equilibrar as demandas dos beneficiários, a capacidade instalada para atendimentos de qualidade aos pacientes e sem perder de vista a sustentabilidade do setor”, declarou.

Já a secretária-executiva da ANS, Lenise Secchin, comandou o painel “Desafios regulatórios da ANS”: “A realização desse simpósio favorece o diálogo direto, franco e técnico entre os atores da saúde suplementar. Um bom sistema de saúde é vontade e responsabilidade de cada um de nós”, disse.

“Na saúde suplementar, nem tudo que chamam de atenção primária em saúde atende aos critérios da ANS. Por isso, fizemos a certificação como uma ação indutora e de investimento para as operadoras que objetivam a adoção das melhores práticas assistenciais, garantindo acolhimento, coordenação e integralidade de cuidado. Tais ações são fundamentais para o melhor direcionamento do paciente na rede, evitando perda de tempo, judicializações desnecessárias e desperdício de recursos e podendo levar a um melhor desfecho clínico possível”, disse a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial, Angélica Carvalho.

Previdência Social