Anasps proclama que servidores querem negociar com o novo governo

“Queremos negociar. Não somos inimigos. Somos parceiros. Somos servidores concursados. Temos uma trajetória e uma história. Precisamos dos nossos empregos e o governo precisa dos nossos serviços”. A declaração é do vice-presidente Executivo da Anasps, Paulo César Régis de Souza. “Precisamos que o presidente Bolsonaro aponte o nosso interlocutor, queremos definir o futuro do INSS. Perdemos 4 mil servidores nos últimos 20 meses que se aposentaram e outros 13 mil estão com abono e podem sair, não fizeram concurso, realizamos quase 2,5 milhões de atendimentos mensais. Estão colocando terceirizados e estagiários no INSS Um absurdo!”, disse.

 

Memorando

Não são boas as notícias de Assunção/Paraguai. Há 800 traficantes de armas e drogas brasileiros no país, do PCC, CV e 3CC, que trava na Tríplice Fronteira uma guerra violenta, contra o governo do Paraguai e do Brasil. Eles proclamam que não são terroristas, mas explodem carros bombas e carros fortes (de um deles levarão 12 milhões de dólares) a torto a direito. Querem libertar o chefão Marcelo Pinheiro, o Marcelo Piloto.

 

Serrote

Cabe na cabeça de alguém que Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, não sabia o que se passava na Petrobras, que co-presidiu com Lula e Dilma? Como é que o MPF e a Polícia Federal nada descobriram sobre ele? Quem presidiu a malfadada Refinaria de Pasadena nos EUA? Não foi um parente dele que foi por ele colocado? Ficou lá jogando (candy crush)?  Sergio Gabrielli é o “buraco negro!” da Lava Jato.

 

Mirante

  • É grande a lista dos diplomatas já citados para o Itamaraty. Vejam; embaixadoras Maria Nazareth Farani de Azevedo, em Genebra, Maria Dulce Silva Barros, em Brasília, Maria Luiza Viotti, em Nova Iorque, embaixadores: Rubens Barbosa, na FIESP, Sergio Amaral, Washington, José Alfredo Graça Lima, Ernesto Fraga, Hélio Ramos, Marcelo Dantas, Luiz Fernando Serra. Nas quadras dos diplomatas, quem falasse em Bolsonaro iria para a boca do sapo.
  • O presidente Temer tirou do ar e mandou destruir um minucioso levantamento sobre os gastos publicitários do governo entre 1999 e 2016, encerrou a transparência que existiu de 1999 a 2016 detalhando a despesa a respeito de publicidade federal, com meios impressos e eletrônicos. Os dados eram do (Instituto de Acompanhamento da Publicidade) por pressão das agências de publicidade (que rateavam o R$ 1,4 milhão por ano) e por concordância do Palácio do Planalto, o IAP foi extinto (o site está fora do ar). Não há mais como saber o que se passa nesse setor. A turma do Jair deve encontrar uma brecha para recuperar os dados e restaurar a série histórica.
  • Nos 15 anos do Estatuto do Idoso, em 2017, o Brasil já tinha uma população de 30,2 milhões de idosos mantem-se a tendência de envelhecimento dos últimos anos. Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).
  • Em 2017 o Brasil registrou 373.216 divórcios, um aumento de 8,3% em relação a 2016 (344.526 divórcios). A taxa geral de divórcio (número de divórcios em relação à população de 20 anos ou mais de idade) aumentou de 2,38% para cada mil pessoas, em 2016, para 2,48% em 2017. A Região Sudeste apresentou a maior taxa geral de divórcio (2,99%).

 

Central dos Servidores

  • Tatiana Barbosa de Alvarenga, a nº2 do Ministério de Desenvolvimento Social, designou os membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) instituído pela Portaria nº 2.390, de 27 de julho de 2018, do Ministério do Desenvolvimento Social, de caráter consultivo, com a finalidade de desenvolver mecanismos de aperfeiçoamento dos processos de governança dos benefícios administrados pelo INSS.
  • O TCU vai passar a fiscalizar as contas da OAB, como Conselho Profissional. O ministro do TCU, Bruno Dantas, afirmou que a OAB movimenta anualmente mais de R$ 1 bilhão com contribuições e exames da Ordem. A turma da OAB não gostou.
  • O presidente eleito Jair Bolsonaro já tem 2,2 milhões de seguidores nas redes sociais, o presidente Trump tem 55,6 milhões, sendo que Trump está há quase dois anos na estrada e veio da mídia (TV). Bolsonaro começou agora. Entrou no ônibus e ainda não está sentado na janela.
  • Com 35 votos favoráveis, sete votos contrários e uma abstenção, o Senado aprovou a indicação de Victor Hugo Froner Bicca para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). Bicca é formado em Geologia pela Universidade de Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. Desde 2016, ocupa o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

Senadora Leila do Vôlei tem um desafio pela frente. Foto Agência GDF.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social